Controlo inteligente de
imprevistos
De acordo com
investigações realizadas em 1992 com o simulador de condução da Mercedes-Benz em Berlim,
chegou-se à conclusão de que mais de 90% dos condutores não trava com força
suficiente em situações de
emergência. O motivo pode ser uma reação tardia, um estado
emocional negativo ou simplesmente não ter experimentado uma situação de risco
com aplicação do sistema de travagem.
Em qualquer caso, a médio
e longo prazo, os futuros
sistemas inteligentes de prevenção de colisões poderão oferecer
níveis ainda mais elevados de segurança. Deverão ser capazes de revelar por sua
conta o risco de colisão e agir
de forma autónoma sobre o sistema de travões para evitar ou
reduzir as suas consequências, já que no caso do atual sistema BAS tem de ser o
condutor a detetar a situação de emergência e a atuar sobre o pedal de travão.
Dicionário de sistemas de segurança
automóvel
Sistema de
Assistência à Travagem ou BAS (Brake Assistence System)
Dispositivo capaz de
detetar quando um condutor enfrenta uma travagem de emergência que o ajuda a
conseguir a máxima intensidade e eficácia de travagem.
Também denominado:
Servofreio de emergência, Electronic Brake Assist (EBA), Ajuda à Travagem
de Urgência (AFU), Brake Assist (BA), Hydraulic Brake Assistance (HBA),
Mechanical Brake Assist (MBA) e Sistema de Ajuda à Travagem de Emergência
(SAFE).
Relacionado com:
ABS
Inventor / Ano:
Daimler-Benz e TRW
LucasVarity depois de uma
investigação em 1992 tornando-se conhecido no Mercedes-Benz Classe S e Classe
SL em dezembro de 1996.
LIMITADOR DE VELOCIDADE
O limitador de velocidade é
um sistema que permite ao condutor estabelecer uma velocidade máxima a que
deseja conduzir. Diferencia-se do regulador e do cruise control porque
não obriga a conduzir sempre à velocidade definida, só atuando quando o
condutor excede o limite estabelecido. Quando isto acontece, o sistema avisa
com sinais sonoros e luminosos.
Alguns automóveis vêm já
com este dispositivo, como é o caso daqueles que estão obrigados à sua
instalação e uso. Exemplo disso são os veículos de transporte de passageiros
com mais de oito assentos além do condutor e que não excedam o peso máximo de
cinco toneladas, assim como os automóveis de transporte de mercadorias com um
peso máximo que exceda os 3.500 kg.
Limitador de velocidade:
conforto ou segurança?
Os primeiros
limitadores de velocidade aplicados em
automóveis surgiram nos Estados Unidos da América (devido às suas estradas com
retas intermináveis e rigorosos controlos de velocidade) para ajudar os seus
condutores a controlar a pressão que exercem sobre o acelerador e para não
terem que estar constantemente a olhar para o velocímetro. Eram limitadores
mecânicos mas desde a chegada do sistema de injeção que o controlo se realiza
através de meios eletrónicos, encontrando-se geralmente os controlos deste
dispositivo no volante ou num sítio próximo, sendo possível ver o seu
funcionamento no painel de instrumentos por um sinal que avisa o condutor.
Desde 2001 que em
Portugal, na fabricação de automóveis, são incorporados os limitadores de
velocidade ativos e passivos, de série, ou seja, dispositivos que avisam o
condutor, através do endurecimento do acelerador e usando o controlo sonoro e
luminoso, quando se excede a velocidade indicada ou estabelecida pelo próprio
condutor. Atualmente, em veículos de classe alta, os limitadores de velocidade
estão a ser melhorados, de forma a convertê-los em reguladores e controlos
inteligentes de velocidade para manter a distância de segurança e evitar
colisões.
A função do
limitador de velocidade passivo é
evitar que se esteja constantemente a olhar para o velocímetro enquanto se
conduz, sendo assim meramente informativo. Por sua vez, o limitador de
velocidade ativo evita exceder a velocidade estabelecida durante o tempo que o
condutor pretender, sendo que deixa de estar ativo após uma manobra de emergência.
De facto, o condutor pode desativar o limitador se exceder a velocidade
programada e ativá-lo novamente quando a velocidade estiver abaixo do limite
definido.
Conhecer o seu
funcionamento é fundamental para se obter o máximo desempenho. Por exemplo, os
limitadores são muito úteis em autoestradas, vias rápidas, em viagens longas e
inclusive na condução em cidade, por evitarem a tensão produzida por se estar
ciente dos limites de velocidade e dos radares, permitindo assim prestar mais
atenção às restantes circunstâncias de trânsito. O seu uso evita que, por
descuido, se exceda o limite de velocidade, permitindo, deste modo, evitar uma
possível multa e outras penalizações. Além disso, uma condução irregular com
muitas travagens e acelerações aumenta o consumo e consequentemente o desgaste
do veículo.
Veículos que deven
utilizar limitadores de velocidade
Tal como no caso dos
veículos ligeiros, o limitador de velocidade controla o fluxo de combustível
com que se alimenta o motor, tendo como finalidade não deixar que se exceda uma
determinada velocidade. Além disso, na sua instalação tem incorporada uma chapa
de montagem que deve estar selada por meio de um sistema que impeça a sua
remoção.
Nesta chapa estão os
dados necessários para a sua correta instalação e controlo, como o nome da
entidade ou da oficina que fez a instalação, a palavra-chave atribuída ao
estabelecimento, a data de instalação ou de comprovação e a velocidade
selecionada.
A legislação de
transporte está sujeita a Diretrizes Europeias que pretendem harmonizar o setor
dos veículos de transporte, definindo quais os veículos em que se deve instalar
e usar o limitador de velocidade, e quais os que estão isentos de tê-lo
instalado, sendo estes últimos, a título informativo, apresentados de seguida:
§
Veículos que não podem exceder os 90 e os 100
km/h, para veículos de mercadorias e passageiros, respetivamente;
§
Veículos oficiais das forças armadas, corpos
de segurança, proteção civil, bombeiros e outros serviços de urgência;
§
Veículos usados em testes científicos;
§
Veículos utilizados para serviço público em
áreas urbanas.
Dicionário de sistemas de segurança do
automóvel
Limitador
automático de velocidade
Dispositivo que não
permite exceder a velocidade programada de forma passiva e ativa, sem
interferir na condução estabelecida pelo próprio condutor.
Também denominado:
Controlo voluntário da velocidade
Relacionado com:
Regulador ativo de velocidade, Adaptative cruise control (ACC).
Inventor/Ano:
Elisha Graves Otis / 1853
Limitador de velocidade
em elevadores, começando-se a implantar o controlo de velocidade em forma de
limitador em alguns modelos automóveis em 2001.
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