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domingo, 6 de abril de 2014

educaçao rodoviaria

O que é a Educação Rodoviária?


Poder-se-á definir a Educação Rodoviária como um processo de aquisição

de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades que visa a formação

do cidadão, enquanto passageiro, peão e condutor. Pretende-se assim

promover a integração segura do indivíduo em ambiente rodoviário, o que

pressupõe uma atitude crítica e participativa que implica não só a escola e

a comunidade educativa mas toda a sociedade.

Neste processo está também implícita uma perspetiva de mobilidade

sustentável, associada ao modo de deslocação de bens e pessoas, por

forma a minimizar os efeitos negativos da poluição e promover a qualidade

de vida das populações.

Quanto mais consciente se torna uma sociedade dos problemas que a

afetam, mais facilmente se organiza no sentido de encontrar respostas

para a sua resolução, o que leva a considerar, de acordo com o paradigma

de mobilidade sustentável, a necessidade de um conhecimento efetivo

sobre os problemas associados à mobilidade e a procura de soluções

eficazes, com o objetivo de satisfazer as necessidades de deslocação das

pessoas, recorrendo a modos de transporte sustentáveis.

Quer isto dizer que o exercício de uma mobilidade sustentável implica:

(i) diminuir o impacte sobre o ambiente e os seus efeitos nocivos, em

termos energéticos e ambientais, utilizando modos de transporte suaves e

transportes coletivos amigos do ambiente; (ii) desenvolver novas formas

de organização dos espaços urbanos, favorecendo hábitos de vida

saudáveis e promovendo condições para a prática de uma mobilidade

sustentável.

Pretende-se assim, e de acordo com o princípio de satisfação das

necessidades atuais, sem comprometer as gerações futuras, incentivar na

população mais jovem a adoção de comportamentos e atitudes coerentes

e conscientes, privilegiando, nas suas deslocações, opções mais ecológicas

e económicas.

Mudar a realidade envolve cada pessoa, enquanto indivíduo e enquanto

elemento de um coletivo social do qual faz parte. O comportamento de

cada um influencia e condiciona o do outro, dele dependendo o bem-estar

de todos. Neste processo de construção conjunta e continuada, a

Educação Rodoviária assume uma dimensão pessoal, social e cívica que se

traduz sob a forma de compromisso público e que tem como finalidade

última formar cidadãos.

Cabe à escola definir e aplicar um plano de Educação Rodoviária que

abranja os alunos desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

A infância e a adolescência são consideradas idades de grande

vulnerabilidade, estimando-se que, em média, 14 crianças e jovens com

idades até aos 17 anos sejam vítimas de acidente rodoviário, por dia.

(http://www.apsi.org.pt/24/comunicado_de_imprensa_alargado.pdf).

Diversos fatores inerentes ao próprio processo de crescimento da criança

e do jovem concorrem para esta situação, tais como a sua pequena

estatura, a baixa concentração da atenção, a reduzida amplitude da visão,

a dificuldade em detetar a proveniência dos sons, o insuficiente domínio

da lateralidade, a espontaneidade e impulsividade dos seus

comportamentos, a imprecisa noção de perigo, distância e velocidade a

que circulam os veículos, entre outros, que tornam o ambiente rodoviário

especialmente agressivo. Há também que considerar os riscos associados

aos comportamentos de afirmação, caraterísticos da adolescência, que

resultam em desafio e transgressão da norma, incentivados muitas vezes

pela influência dos seus pares.
A Educação Rodoviária não é tarefa exclusiva da escola, cabendo aos pais e


outros intervenientes da comunidade educativa um importante papel na


sua concretização. Este processo, que se constrói, necessariamente, com a


participação de diferentes setores da sociedade, apela à constituição de


parcerias e ao desenvolvimento de ações concertadas, envolvendo serviços


e entidades diversas, públicas e privadas.




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