Uma coisa que temos de ter sempre presente quando haja camiões em faixas ou em cruzamentos onde tenham que respeitar um STOP ou Aproximação de Estrada com Prioridade, é que podem passa-los sem aviso prévio. Parar um trailer que pesa quarenta mil quilos e logo de seguida pô-lo em movimento precisa de tempo e esforço, pelo que muitos aceleras impacientes e incivilizados optam por passa-los. Cuidadinho com isto.
Ultrapassagens, descidas acentuadas e entradas
Em primeiro lugar deve lembrar-se que, ainda que o pesado (e nesse caso com dupla razão) esteja ocupando a faixa central e atrapalhando a circulação, nunca o devemos ultrapassar pela sua direita, pois se já é arriscado fazê-lo com carros, é-o muito mais no caso dos articulados. Os seus espelhos não lhes permitem vernos e poderíamos terminar muito mal o dia…ou nem acabá-lo.Na hora de ultrapassar um veículo pesado temos de ter em conta, em primeiro lugar, a sua largura. Isto aplica-se especialmente em vias de dois sentidos de circulação onde tenhamos que utilizar o outro sentido para efetuar a manobra. Repare se ele leva na sua parte traseira a placa ou placas (assinalada na foto com uma flecha negra) de veículo largo, o qual indicaria que mede mais de doze metros. É também importante, mais por nossa segurança do que pela deles neste caso, ter em conta o potencial efeito de túnel de vento que pode produzir-se durante os dias de vento forte e que nos puxará em direção às rodas do camião.
Uma vez efetuada ultrapassagem temos de ser respeitadores e ter em conta as suas capacidades de reação e travagem. Para um de turismo travar não é necessário mais do que pisar outro pedal, sem maior esforço ou perigo. Para um articulado travar é suposto exercer muita mais força sobre o pedal, calcular bem a travagem para evitar derrapagens e provavelmente atuar em mais de um comando de cada vez (retardador, travão do motor, travão independente ou travão elétrico, entre outros).
Sem comentários:
Enviar um comentário