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sábado, 10 de outubro de 2015

FORMAÇÃO 8


4 métodos de ensino:

1

MÉTODO EXPOSITIVO

A transmissão oral de saberes continua a ser a mais frequente forma de comunicação pedagógica entre quem

ensina e quem aprende. Na escola de condução, o instrutor utiliza, com frequência, este método, recorrendo

a ideias claras para explicar os conteúdos de ensino, mobilizando para tanto a atenção e a concentração dos

candidatos, relacionando-os com outros conhecimentos que os candidatos já detenham. Ao recorrer a este

método, o instrutor deve despertar a curiosidade dos candidatos e estimular a reflexão. As actividades e os

recursos mais comuns são: exposições orais de conteúdos, explicações, apresentações de materiais feitas

em sala de aula, etc.

2

MÉTODO INTERROGATIVO

Este método de ensino, como o seu próprio nome indica, é utilizado com frequência e em simultâneo com

o método expositivo. Sempre que é usado, procura-se garantir que quem aprende está a seguir com êxito

a comunicação pedagógica feita por quem ensina, ao mesmo que estimula a participação dos candidatos,

contrabalançando com o método anterior. As actividades mais comuns são obviamente perguntas e

respostas.

3

MÉTODO DEMONSTRATIVO

É baseado no conhecimento técnico e prático do instrutor e na sua competência para exemplificar uma

determinada operação técnica/prática que se deseja repetida e depois aprendida. O instrutor explicita um

determinado conteúdo de ensino, demonstrando tarefas, ou seja, este método é especialmente indicado na

componente prática da formação. Como normalmente não é suficiente explicar por palavras o que se pretende

que seja adquirido, é necessário explicar e depois mostrar e demonstrar. Em seguida, o candidato deve realizar

a tarefa a adquirir, primeiro sob orientação do instrutor e depois sozinho.

Este método requer que se explique, mostre, ilustre o conteúdo, salientando-se os pontos-chave. As

repetições sucessivas das várias tarefas são muito importantes, até que já seja possível dominar a acção em si,

depois do candidato ter solicitado ajuda ou esclarecimentos, caso necessite. O instrutor deve fazer perguntas

ao candidato, controlando o seu desempenho, mas intervindo cada vez menos. A utilização deste método é

indispensável em certas aprendizagens de carácter mais técnico, como é o caso da colocação de cintos de

segurança, por exemplo.

Em resumo, é preciso interessar constantemente o candidato pelos conteúdos, ao mesmo tempo que este é:

Estimulado a mobilizar os conhecimentos que já possui sobre os diferentes conteúdos;

Estimulado a fazer determinada tarefa, etc.

Posto à vontade para aprender e reflectir.

4

MÉTODO ACTIVO

Este método foi descoberto no final do séc. XIX e visa a preparação para determinados desempenhos e tarefas,

no pressuposto de que quem aprende reage permanentemente, face às diferentes circunstâncias, ou seja, a

educação é baseada na acção propriamente dita. É um método que integra os três níveis do saber – sabersaber,

saber-fazer e saber-ser/estar – e assenta nas vantagens da observação, da experimentação e da

reflexão sobre o que se observa e experimenta. Está especialmente indicado para a aquisição de aptidões

motoras e comportamentos, como é o caso da condução automóvel. Este método tem vindo a afirmar-se

devido à sua eficácia no que se refere ao aumento da motivação relacionada com actividades que envolvem

directamente o formando, à necessidade de incrementar hábitos de trabalho de grupo para o aperfeiçoamento

das relações humanas, como é o caso também da utilização da via pública. As actividades mais comuns são:

exercícios práticos, realização de tarefas concretas, estudo de casos, simulação de casos, trabalhos de

grupo, jogos didácticos, role-play, diálogos, debates, etc.

Para além destes quatro métodos de ensino, é desejável que se dê novo

espaço ao seguinte método, que está a conhecer vastas aplicações no

processo de ensino/aprendizagem da condução automóvel.

É um método de ensino, com vastas aplicações, e que, ao nível da condução

automóvel, permite o desenvolvimento de técnicas específicas no acompanhamento

da formação de candidatos a condutores da categoria B.

Pretende-se desenvolver o treino dos futuros condutores em estrada, em

pista e em sala de aula, bem como optimizar as capacidades de comunicação,

entre instrutor e candidato a condutor.

Através deste método de ensino, pretende-se alcançar mais eficácia e

rigor, com base em:

O MÉTODO “COACHING“ PRETENDE:

Ajudar o candidato a condutor a tornar-se mais consciente das suas características e capacidades, do

seu veículo, da interacção entre ele e os outros utentes da via, num contexto social;

Tornar o candidato a condutor mais responsável por si próprio, pela sua própria aprendizagem e pelo seu

comportamento no trânsito;

Ajudar o candidato a condutor a manter um sentido de responsabilidade em situações complexas de

trânsito;

Permitir ao instrutor e ao candidato criarem uma relação de parceria, onde o primeiro, através da observação

activa, interrogação e “feedback” encoraja o segundo a ser ele próprio, a identificar objectivos, a reflectir

sobre a sua própria experiência e a desenvolver estratégias para alcançar os seus objectivos no futuro.

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