4 métodos
de ensino:
1
MÉTODO EXPOSITIVO
A transmissão oral de saberes
continua a ser a mais
frequente forma de comunicação pedagógica entre quem
ensina e quem aprende. Na escola de condução, o instrutor
utiliza, com frequência, este método, recorrendo
a ideias claras para explicar os conteúdos de ensino,
mobilizando para tanto a atenção e a concentração dos
candidatos, relacionando-os com outros conhecimentos que os
candidatos já detenham. Ao recorrer a este
método, o instrutor deve despertar a curiosidade dos candidatos
e estimular a reflexão. As
actividades e os
recursos mais comuns são: exposições orais de conteúdos,
explicações, apresentações de materiais feitas
em sala de aula, etc.
2
MÉTODO INTERROGATIVO
Este método de ensino, como o seu próprio nome indica, é utilizado com frequência e em simultâneo com
o método expositivo.
Sempre que é usado, procura-se garantir que quem aprende está a seguir com êxito
a comunicação pedagógica feita por quem ensina, ao mesmo que
estimula a participação dos candidatos,
contrabalançando com o método anterior. As actividades mais comuns são obviamente perguntas e
respostas.
3
MÉTODO DEMONSTRATIVO
É baseado no conhecimento técnico e prático do instrutor e na
sua competência para exemplificar uma
determinada operação técnica/prática que se deseja repetida e
depois aprendida. O instrutor explicita um
determinado conteúdo de ensino, demonstrando tarefas, ou seja, este
método é especialmente indicado na
componente prática da formação. Como normalmente não é
suficiente explicar por palavras o que se pretende
que seja adquirido, é necessário explicar e depois mostrar e
demonstrar. Em seguida, o candidato deve realizar
a tarefa a adquirir, primeiro sob orientação do instrutor e
depois sozinho.
Este método requer que se explique, mostre, ilustre o conteúdo,
salientando-se os pontos-chave. As
repetições sucessivas das várias tarefas são muito importantes,
até que já seja possível dominar a acção em si,
depois do candidato ter solicitado ajuda ou esclarecimentos,
caso necessite. O instrutor deve fazer perguntas
ao candidato, controlando o seu desempenho, mas intervindo cada
vez menos. A utilização deste método é
indispensável em certas aprendizagens de carácter mais técnico,
como é o caso da colocação de cintos de
segurança, por exemplo.
Em resumo, é preciso interessar constantemente o candidato pelos
conteúdos, ao mesmo tempo que este é:
• Estimulado a mobilizar os
conhecimentos que já possui sobre os diferentes conteúdos;
• Estimulado a fazer
determinada tarefa, etc.
• Posto à vontade para aprender e reflectir.
4
MÉTODO ACTIVO
Este método foi descoberto no final do séc. XIX e visa a
preparação para determinados desempenhos e tarefas,
no pressuposto de que quem aprende reage permanentemente, face
às diferentes circunstâncias, ou seja, a
educação é baseada na acção propriamente dita. É um método que integra os três níveis do saber – sabersaber,
saber-fazer e saber-ser/estar – e assenta nas vantagens da
observação, da experimentação e da
reflexão sobre o que se observa e experimenta. Está
especialmente indicado para a aquisição de aptidões
motoras e comportamentos, como é o caso da condução automóvel. Este método tem vindo a afirmar-se
devido à sua eficácia no que se refere ao aumento da motivação
relacionada com actividades que envolvem
directamente o formando, à necessidade de incrementar hábitos de
trabalho de grupo para o aperfeiçoamento
das relações humanas, como é o caso também da utilização da via
pública. As actividades mais comuns
são:
exercícios práticos, realização de tarefas concretas, estudo de
casos, simulação de casos, trabalhos de
grupo,
jogos didácticos, role-play, diálogos, debates, etc.
Para além
destes quatro métodos de ensino, é desejável que se dê novo
espaço ao
seguinte método, que está a conhecer vastas aplicações no
processo
de ensino/aprendizagem da condução automóvel.
É um
método de ensino, com vastas aplicações, e que, ao nível da condução
automóvel,
permite o desenvolvimento de técnicas específicas no acompanhamento
da
formação de candidatos a condutores da categoria B.
Pretende-se
desenvolver o treino dos futuros condutores em estrada, em
pista e
em sala de aula, bem como optimizar as capacidades de comunicação,
entre
instrutor e candidato a condutor.
Através
deste método de ensino, pretende-se alcançar mais eficácia e
rigor,
com base em:
O MÉTODO “COACHING“ PRETENDE:
• Ajudar o candidato a
condutor a tornar-se mais consciente das suas características e capacidades, do
seu veículo, da interacção entre ele e os outros utentes da via,
num contexto social;
• Tornar o candidato a
condutor mais responsável por si próprio, pela sua própria aprendizagem e pelo
seu
comportamento no trânsito;
• Ajudar o candidato a
condutor a manter um sentido de responsabilidade em situações complexas de
trânsito;
• Permitir ao instrutor e ao
candidato criarem uma relação de parceria, onde o primeiro, através da observação
activa, interrogação e “feedback” encoraja o segundo a ser ele
próprio, a identificar objectivos, a reflectir
sobre a
sua própria experiência e a desenvolver estratégias para alcançar os seus
objectivos no futuro.
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