Número total de visualizações de páginas

NOVIDADE

ESTE É O NOSSO NOVO SITE...

www.amcricardoec.pt

Arquivo do blogue

sábado, 17 de outubro de 2015

PERFIS - POSIÇÃO DE CONDUÇÃO

A posição correcta de condução é fundamental para ter reflexos rápidos.
Os erros mais comuns são os das pessoas se colocarem demasiado perto do volante, numa clara demonstração de falta de confiança, ou mesmo de visão, que torna impossível virar com precisão e suavidade. E pode mesmo ser perigoso devido ao airbag. E existe também o oposto, condutores em que a condução é feita com os braços esticados, lembra os pilotos de F1. Só que estes não necessitam de virar mais do que 1/4 do volante para virar totalmente a direcção...

Qual é a posição correcta?
A óptima posição de condução é aquela em que temos a maior parte do corpo em contacto com o banco. Por isso deve estar sentado com a bacia e as costas bem assentes no banco, e a palma da mão deve alcançar o topo do volante, sem esticar o braço. Isso fará com que todos os comandos estejam ao alcance das suas mãos. Com o carro parado, tente rodar o volante de topo a topo sem que as costas se separem do banco. Estará ai a sua posição ideal.

Bem sentado e alinhado com o volante, preste agora atenção aos espelhos. São a sua ajuda mais preciosa e por isso requerem atenção. O espelho interior deve mostrar a maior área possível da estrada atrás de nós e não os passageiros ou outras coisas. Os espelhos exteriores devem mostrar a maior área possível na lateral do veículo, deixando sempre como ponto de referência uma pequena parte do veículo. Não regule os espelhos de forma a que não veja o seu carro, pois isso fâ-lo perder referências e ser perigoso.


Encostos de cabeça
Talvez muita gente não se lembre da importância dos encostos de cabeça, mas em caso de acidente um apoio de cabeça correctamente regulado pode evitar traumatismos na nunca e região cervical, tal como as suas consequências.



E o passageiro?
No lado do passageiro também convem ter alguns cuidados, nunca se devem colocar os pés em cima do tablier ou os joelhos contra o tablier de forma a deixar o airbag funcionar em caso de necessidade

Sem comentários:

Enviar um comentário