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sábado, 10 de outubro de 2015

FORMAÇÃO 7


Tema 1

CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO COMO CONDUTOR

O candidato adquire competências pessoais, relativamente à sua atitude face à circulação rodoviária, e

reconhece, progressivamente, a importância dos comportamentos a assumir no trânsito real, ao mesmo tempo

que compreende a influência das suas características mais específicas, bem como a forma como afectam a

sua interacção no trânsito. Este tema é fundamental na formação do candidato. A sua importância é

sublinhada, ao longo de todo o processo de formação, para que o candidato reconheça quanto é importante

ter comportamentos responsáveis e seguros. Perto do fim do processo formativo, depois de o candidato já

ter adquirido mais experiência e um melhor conhecimento da pertinência dos seus comportamentos, o instrutor

deve sublinhar a importância do futuro condutor debater e reflectir sobre as suas próprias tendências na

condução e na interacção com os utentes.

Tema 2

ATITUDES E COMPORTAMENTOS

O candidato adquire competências pessoais para compreensão da forma como a própria personalidade,

estados emocionais e motivações interferem na sua interacção no trânsito. Este tema deve, tal como o

anterior, ser sublinhado, de forma mais objectiva e clara, no fim do processo de formação.

Tema 3

PREPARAÇÃO E PLANEAMENTO

O candidato adquire competências pessoais sobre a importância de se preparar, com a devida antecedência,

para a realização de viagens e percursos, quer antes quer durante os mesmos. Embora o ambiente de

aprendizagem suscitado por este tema seja propício a discussões em grupo e de base teórica, deve ser de novo

acentuado de forma particular no final do processo formativo. Nas aulas práticas deve ser dada ao candidato

a possibilidade de ser ele próprio a definir o percurso, seleccionar o destino, planeá-lo, os locais de passagem,

seleccionar os locais de estacionamento, etc.

Tema 4

CONDUÇÃO ECONÓMICA E ECOLÓGICA

O candidato vai adquirindo competências técnicas e psicomotoras, para conduzir de forma responsável,

escolhendo os processos e as estratégias, que contribuem para a sustentabilidade do ambiente rodoviário.

Estas estratégias devem ser desenvolvidas e treinadas desde o início do processo de formação. Este tema deve

estar estreitamente ligado com as técnicas de condução defensiva, pelo que ganha especial relevo durante

o ensino prático da condução automóvel.

Tema 5

CONHECIMENTO DAS REGRAS DE TRÂNSITO

O candidato adquire competências técnicas relativamente às regras e normas de segurança, definidas no

Código da Estrada e Legislação Complementar, pelo que tem de adquirir conhecimentos sólidos sobre as

normas de segurança que regem o sistema de circulação rodoviário e o papel do condutor no mesmo. Esta

orientação deve facilitar, de forma clara, a aquisição de aptidões e comportamentos seguros no trânsito. Por

outro lado, permite que, desde o início da formação, o candidato a condutor reflicta sobre o trânsito como um

sistema, onde os condutores têm elevadas responsabilidades e ainda onde as regras de trânsito fazem parte da

complexidade do próprio sistema. A responsabilidade pela segurança do trânsito é também sublinhada como

fazendo parte das obrigações de todos os utentes da via.

Tema 6

DOMÍNIO DAS SITUAÇÕES DE TRÂNSITO

O candidato adquire competências técnicas e psicomotoras, adaptando-se às diferentes situações de interacção

com os outros utentes da via.

Este tema permite a aplicação do conhecimento das regras de trânsito e constitui a parte mais objectiva da

formação ao longo da aprendizagem.

Por outro lado, a eficácia do treino de aptidões e comportamentos ao volante depende, por sua vez, da aplicação

das técnicas de condução defensiva, em função da vivência, diversidade e complexidade das situações de

trânsito, ao mesmo tempo que o candidato toma consciência das suas próprias atitudes e comportamentos ao

volante, facto que deve ser acentuado, de forma particular, nas últimas aulas.

O candidato treina, igualmente, competências técnicas e psicomotoras, relativamente à forma como deve

conduzir, tendo em conta os seus próprios erros, bem como os dos outros utentes da via com quem interage

permanentemente no trânsito.

Este tema deve estar estreitamente ligado às técnicas de condução económica e ecológica, pelo que ganha

mais relevo durante a formação prática.

O candidato também adquire competências psicomotoras para adaptar-se, momento a momento, às

situações climáticas e outras condições igualmente adversas e desfavoráveis, que exigem da sua parte

destreza e aptidões específicas para as enfrentar

 

 

 

 

Tema 7

CONTROLO DO VEÍCULO

O candidato adquire competências psicomotoras para ter, permanentemente, a capacidade de dominar

dinamicamente o seu veículo, o que é de facto uma condição prévia para conduzir de forma segura no

trânsito.

Este tema deve ser iniciado logo no início da formação prática e visa proporcionar tempo suficiente para que

o candidato se concentre a exercitar, numa primeira fase, as várias componentes das manobras e, em fase

posterior, as manobras complexas.

Durante o início da aprendizagem de manobras complexas, o candidato ainda não consegue dar atenção,

simultaneamente, aos comportamentos dos outros utentes da via, o que implica que as manobras devam ser

treinadas em espaços muito seguros ou mesmo com recurso a simuladores. Só posteriormente o candidato

deve passar ao tema do domínio das situações de trânsito, momento em que já tem a capacidade de controlar
o veículo e inserir-se no trânsito real

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