Número total de visualizações de páginas

32,445

NOVIDADE

ESTE É O NOSSO NOVO SITE...

www.amcricardoec.pt

sábado, 6 de dezembro de 2014

REAÇÃO

MECANISMO DA REACÇÃO

A condução de um veículo implica uma estratégia por parte do seu condutor, que inclui a determinação de uma trajectória e de uma velocidade. Ambas são controladas pelo volante e pelos pedais e são alteradas momento a momento para que o condutor consiga "conduzir" o seu veículo desde o ponto de partida até ao seu destino.

Nesta tarefa, o condutor tem de processar continuamente uma elevada quantidade de informação, que lhe serve para aferir a sua trajectória e velocidade e para executar outras tarefas complementares ou acessórias à condução, como sinalizar as suas intenções ou manter-se confortável (climatização ou regulação do sistema áudio do veículo).

Este fluxo de informação regular é descrito em diversos manuais de condução como o sistema IPDE que envolve os seguintes momentos: Identificação ou percepção do estímulo; Planeamento e análise do cenário; tomada de Decisão por parte do condutor; e Execução da acção ou manobra activa ou reactiva.

A condução defensiva assenta na Previsão dos eventos e na Antecipação das acções, pelo que o condutor deve planear com cuidado e atempadamente todas as manobras que vai executando, de forma a evitar envolver-se em situações "imprevisíveis" ou "inesperadas", ou seja em "acidentes". Neste caso poderíamos apenas chamar-lhes "incidentes", pois durante o tempo de condução, o condutor convive com diversas situações e acontecimentos inesperados e imprevistos mas que não terminam em acidente, sendo apenas "situações de perigo potencial".


Sem comentários:

Enviar um comentário