MANUAL DO ENSINO DA CONDUÇÃO FT [3] [256] [16]
FACTORES QUE INFLUENCIAM O TEMPO DE REACÇÃO
Quando uma destas situações acontece, o condutor tende a reagir por forma a evitar envolver-se num "acidente". Isto é, perante um acontecimento inesperado e perigoso, o condutor poderá agir de forma a poder alterar a velocidade ou a trajectória do veículo, ou alertar os outros utentes para o perigo iminente. 3
Na prática ele pode travar, desviar-se ou buzinar! Dinamicamente só as duas primeiras afectam o comportamento do veículo.
O que sucede por exemplo, quando o carro que segue à nossa frente trava de repente?
O mais natural é não nos termos apercebido de qualquer causa para uma travagem repentina, e o que nos indica que o veículo da frente se vai imobilizar, será a sua rápida redução de velocidade ou o acender das suas luzes de travagem.
Planeamento Olha de relance para o retrovisor e procura uma escapatória. Avalia a sua velocidade e o espaço disponível.
Decisão Decide travar sem se desviar.
Acção Pisa o pedal de travão.
PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO À ACÇÃO
Entende-se por tarefa de condução aquela que tem como principal objectivo o controlo de um veículo. Este controlo é feito com o intuito de o manter numa determinada trajectória, para que seja possível realizar um percurso de um local a outro. Esta viagem realiza-se num ambiente que contém outros utilizadores deste mesmo sistema e que, por este facto, se altera constantemente segundo a orientação de regras que podem ser explícitas ou implícitas, formalizadas ou de cariz informal.
Durante esta tarefa o condutor está constantemente a receber informações, quer do ambiente rodoviário quer do interior do seu veículo, processa-as, decide e age em conformidade.
A condução é muitas vezes descrita como uma tarefa complexa e dinâmica. A sua complexidade reside no facto de exigir por parte do condutor uma
adaptação sensório-motora contínua, de forma a controlar o veículo e tomar decisões com base nas acções dos diferentes elementos que compõem o sistema rodoviário. O seu cariz dinâmico justifica-se pelo facto de os diversos elementos que constituem o sistema em que esta tarefa se integra estarem em constante alteração, mudando de lugar, número, forma e até mesmo alterando o modo de comunicação entre si.
A forma como o indivíduo processa a informação que lhe chega aos sentidos, para poder agir adequadamente, inicia-se com a detecção dos estímulos que o rodeiam. A sua detecção é feita através dos vários sentidos e respectivos órgãos (visão, audição, olfacto, tacto, paladar). Qualquer estímulo que chegue aos sentidos é primeiramente percebido, para que possa depois ser-lhe identificado e ser atribuído significado. Apercebermo- -nos da buzina de um carro, vermos um peão a passar a passadeira, ou até mesmo sentirmos que passámos por um buraco que não havíamos detectado visualmente, são estímulos que chegam aos nossos sentidos e que são seguidamente processados cognitivamente para que possamos agir adequadamente.
É nesta fase de detecção que se dá o processo que permite que os seres humanos detectem alguns estímulos em detrimento de outros – a atenção. É considerada como o processo cognitivo pelo qual os estímulos são focalizados e seleccionados, existindo vários factores que podem influenciar que um determinado estímulo seja, ou não, detectado. Em termos gerais, existem dois grupos de factores que podem determinar para qual dos diversos estímulos presentes no envolvimento a atenção é dirigida: factores exógenos e factores endógenos.
ATENÇÃO
A atenção pode ser influenciada por factores exógenos e que podem chamar a atenção dos indivíduos para certos estímulos presentes no envolvimento. Tome-se como exemplo alguém que está concentrado a conduzir e de repente ocorre um acidente na faixa do lado. De forma automática, o condutor pode desviar a sua atenção para o acidente, retirando grande parte da sua atenção da tarefa de condução. Estes factores externos ao condutor são dependentes das características dos estímulos, características estas que os fazem ter maiores ou menores probabilidades de serem detectados.
Sem comentários:
Enviar um comentário