Após a informação ter sido percepcionada pelo condutor, existe muitas vezes o caso de este ter de realizar uma acção. Antes de passar para a acção deve haver um momento em que se decide que resposta se deve dar e se programa essa mesma resposta. Tome-se por exemplo um condutor que detecta as luzes de stop do veículo da frente acenderem. Após detectar este sinal luminoso, o condutor identifica o seu significado e percebe que o carro da frente está a travar. Seguidamente, é imperativo que o condutor decida qual a resposta que deve dar para se preparar para a executar. Para que este condutor realize uma determinada resposta motora (por exemplo, mover o pé direito do pedal do acelerador para o do travão), é necessário que seja organizada uma acção motora que se desenvolve em três fases: a planificação da acção, a programação da acção e a execução em si. As duas primeiras etapas são anteriores ao desencadeamento da acção propriamente dita, ou seja, são anteriores à actividade visível.
TEMPO DE REACÇÃO
O condutor pode ter vários tipos de reacções:
• Reflexas; quando não existe análise ou decisão, apenas uma reacção muscular a um estímulo nervoso. Podem demorar cerca de 0,2 segundos;
• Simples; quando o indivíduo responde a um estímulo externo, sem reflectir acerca da acção a tomar. Esta reacção pode demorar entre 0,3 e 0,5 segundos;
• Complexa; quando, respondendo a um estímulo exterior, o indivíduo analisa diversas opções e toma uma decisão. Pode demorar entre 0,4 a mais de 1,5 segundos;
• Múltipla; quando se juntam várias acções/reacções a um ou vários estímulos simultâneos. Pode demorar entre 0,5 a mais de 1,5 segundos.
Quando falamos de condução, tomamos como exemplo uma reacção normal, vulgar e recorrente num condutor médio: a travagem motivada pela observação de um índice crítico, ou seja, a reacção de pisar o pedal de travão após um estímulo visual ou luminoso (a luz de "stop" do veículo da frente).8
O tempo médio de reacção numa situação destas, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que o condutor vê a luz de travão a acender até ao momento em que pisa o pedal de travão, é de cerca de 0,7 segundos.
A reacção do condutor depende portanto de factores relacionados com a atenção e a identificação dos perigos (visibilidade, acuidade visual, iluminação, reconhecimento do estímulo, …), com a capacidade de analisar os acontecimentos (experiência, raciocínio, destreza mental, uso de estimulantes, inibidores, calmantes ou outras substancias, …), com a capacidade de tomada de decisão (complexidade, resultado das fases anteriores, …) e da acção (eficácia da aplicação do comando ou controlo do veículo, etc.). O tempo de reacção pode ser aumentado por influência de factores relacionados especialmente com o condutor:
Distracção Conversa, telemóvel, rádio, cansaço, rotina, stress, …
Substâncias Álcool, drogas, medicamentos, café, etc. …
Situação Complexidade, novidade, inexperiência, …
DISTÂNCIA DE REACÇÃO
A distância de reacção corresponde ao espaço percorrido pelo veículo durante o tempo de reacção do condutor.
Como já vimos, este espaço não é constante e dependerá por um lado, do tempo da reacção e por outro da velocidade do veículo.
A distância de reacção será sempre proporcional ao tempo multiplicado pela velocidade.
REDUZIR A VELOCIDADE DE QUILÓMETROS POR HORA
PARA METROS POR SEGUNDO:
Fórmula Aritmética v (m/s) = (V (kms/h) x 1000) / 3600
Cálculo Simplificado (por excesso) v (m/s) = (V (kms/h) / 10 ) x 3
Fórmula Aritmética
|
Cálculo Simplificado
(p/ aproximação)
|
||
Velocidade em Kms/h
|
Velocidade em m/s
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Velocidade aproximada m/s
|
|
50
|
13,8 |
15
|
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70
|
19,4 |
21
|
|
90
|
25 |
27
|
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110
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30,5 |
33
|
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130
|
36,1 |
39
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