Número total de visualizações de páginas

32,445

NOVIDADE

ESTE É O NOSSO NOVO SITE...

www.amcricardoec.pt

sábado, 6 de dezembro de 2014

continuação 6

O condutor deve manter esta posição de mãos, mesmo nas curvas, pelo que deve utilizar uma técnica de "puxa-empurra" com as mãos sobre o volante, por forma a obter permanentemente a posição das "9h15".

Assim, à entrada da curva, deve subir a mão, do lado para onde vai curvar, até ao topo do volante e puxá-lo até à posição mediana (3h ou 9h, se puxar para a direita ou esquerda respectivamente). A mão oposta não sai do sítio, permitindo apenas que o volante "escorregue" até à posição pretendida.

No final da curva, pode efectuar a manobra inversa de retorno à posição central até o veículo ficar com as rodas direitas.
USO DOS CONTROLOS DO VEÍCULO


A postura e o posicionamento adequados do condutor, face ao volante e pedais, devem proporcionar o alcance a todos os comandos e controlos, sem que o condutor tenha de se movimentar ou afastar do assento. Todos os comandos e acessórios devem ficar ao alcance das mãos à distância de um braço esticado.

Uma das tarefas da condução é o controlo dinâmico do veículo, efectuado através da definição da sua velocidade e da sua trajectória. Algumas subtarefas estão agregadas a estas: a gestão da força motriz versus velocidade (utilização da caixa de velocidades), a aceleração, a travagem, a gestão da aderência, a comunicação com os outros (sinalização), a manutenção da visibilidade (utilização de luzes, limpa-vidros, desembacia dores) e o controlo e verificação das diversas funções mecânicas e dinâmicas (observação de indicadores, manómetros, luzes avisadoras, etc.).

Sem comentários:

Enviar um comentário