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sábado, 6 de dezembro de 2014

REAÇÃO 5

Nota: Utiliza-se a letra v minúscula para indicar a velocidade em metros/segundo e o V maiúsculo para indicar a velocidade em quilómetros/hora.



A fórmula simplificada é utilizada para efectuar cálculos rápidos, sem recurso a calculadora e de forma a obter valores aproximados, mas sempre por excesso, pois afinal estes cálculos servem para definir "margens de segurança".

Neste contexto, usa-se o valor correspondente ao Tempo Médio de Reacção de 1 segundo, podendo-se efectuar cálculos rápidos para aferir distâncias. Por exemplo, se o condutor demorar 1 segundo a reagir, e circular no momento do aparecimento do perigo a 80 kms/h, ele percorrerá cerca de 24 metros até pisar o pedal de travão.

ESPAÇO = TEMPO

Em condução o espaço disponível conta. Sendo a velocidade a distância percorrida em determinada unidade de tempo, se a uma dada velocidade um condutor tiver um determinado espaço disponível para reagir, podemos calcular quanto tempo ele tem para o fazer.10



Evidentemente que quanto maior for o espaço disponível, para determinada velocidade, mais tempo terá para pensar e agir.

Um dos factores mais importantes, para uma condução segura, é a manutenção de uma distância que permita ver, pensar, agir e controlar o veículo sem recurso a manobras especiais ou evasivas.

FACTORES DE RISCO E FACTORES HUMANOS

O tempo de reacção pode ser influenciado por factores internos e externos ao condutor.

Estes factores, estão relacionados directamente com a atenção, a visibilidade, a concentração, a percepção, a capacidade de análise, a capacidade de reacção e com o comportamento em cada momento, podem aumentar ou diminuir o risco de acidente, ou seja, a probabilidade de acontecer algo não planeado (acidente) do qual possam resultar danos pessoais, materiais ou morais (consequências do acidente).

Serão factores de risco, todos os factores que aumentem o risco de acidente. Alguns deles são factores humanos, porque provêm do condutor, ou factores de risco inerentes ao condutor, os quais estão muitas vezes dependentes do seu comportamento antes e durante a condução, como por exemplo:






a ingestão de bebidas alcoólicas;


o cansaço por excesso de tempo de condução;


a distracção provocada pelo uso continuado do telemóvel;


o facto de sair atrasado para um compromisso;


a existência de publicidade ou informação excessiva na berma da estrada;


a sinalização que induz em erro ou dificulta a sua compreensão;


e muitos outros …


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