No caso dos pneus do seu carro terem pressão a mais, o conforto será menor, torna a direcção mais leve e menos precisa. Como só a parte central do piso entra em contacto com a estrada, a aderência é muito menor que o normal.
i) Bloqueio de rodas Se o veículo não possuir ABS, deve evitar o bloqueio de rodas. É que a cada bloqueio corresponde um desgaste exagerado da banda de rolamento, que vai provocar vibrações e “saltos” ritmados na direcção. Além de desagradáveis, são susceptíveis de provocar desalinhamentos na direcção e suspensão.
2.3.3 Travões
O desenvolvimento dos sistemas de travagem tem passado por diversas fases desde os travões às quatro rodas, ao melhoramento dos travões em si.
Um dos sistemas que mais contribuiu para a segurança activa neste domínio foi o ABS. O ABS impede o bloqueio das rodas na travagem, garantindo assim a estabilidade e o domínio do carro. Este sistema permitiu também que se desenvolvessem outros sistemas de apoio à travagem desde os que permitem distribuir melhor a força de travagem pelas quatro rodas aos que optimizam a força de travagem.
Assim pode-se concluir que a travagem ideal se fará sem derrapagem, mas se possível, muito perto dela de maneira a maximizar a força de resistência entre o pneu e a estrada.
O aumento de segurança proporcionado pelos dispositivos de travagem ao condutor comum sobretudo em chuva ou em condições de difícil aderência são espantosos e podem contribuir para reduzir significativamente o número de acidentes, sobretudo em travagens de emergência. Em condições de aderência normais a acção destes equipamentos é menos notada, ainda assim podem evitar sobressaltos nas travagens em pisos irregulares Mantenha os travões em bom estado.
Um dos cuidados a ter na manutenção do sistema de travagem é a atenção ao desgaste das pastilhas. Isto porque muitos veículos deixaram de ter a luz sinalizadora que avisava o condutor quando a espessura das pastilhas atingia um certo limite. A partir daí para além da capacidade de travagem diminuir corremos o risco de danificar os discos.
Arquivo do blogue
-
▼
2014
(115)
-
▼
novembro
(45)
- REGIME JURIDICO
- SENSIBILIZAÇÃO PARA EDUCAÇÃO RODOVIARIA
- A formação de confiança
- Boas festas
- COACHING NA CONDUÇÃO
- PODE SER UTIL(EM PORTALEGRE)
- CONDUÇÃO DEFENSIVA
- O FUTURO parte 2
- 15 MOTIVOS PARA NÃO ESCOLHER UMA ESCOLA LOW COST
- NOVIDADES LEGISLATIVAS
- CAM OFERTA ESPECIAL
- TEMPO DE REACÇÃO
- PERGUNTAS IMTT TACOGRAFOS
- PERGUNTAS IMTT CONDUTORES
- PERGUNTAS IMTT TRANSPORTES RODOVIARIOS
- fadiga e condução
- boas praticas - contextos de formação alternativos
- BOAS PRATICAS 12 - CONTEXTO DO NOVO MODELO(em fase...
- BOAS PRATICAS 11 CONTEXTO
- BOAS PRATICAS 10 CONTEXTO
- BOAS PRATICAS 9
- BOAS PRATICAS 8
- boas praticas 7
- BOAS PRATICAS - VIDEOS
- BOAS PRATICAS 6
- BOAS PRATICAS 5
- BOAS PRATICAS 4
- BOAS PRATICAS 3
- BOAS PRATICAS 2
- BOAS PRATICAS
- Formulário de identificação do condutor
- Formulário de apresentação de defesa
- Requerimento de consulta do processo/envio de prov...
- Requerimento do pagamento da coima em prestações
- Requerimento para suspensão da sanção acessória ap...
- Formulário de pedido RIC
- FICHAS DE AJUDA
- SIMULADOR TACOGRAFO
- MANUAL DE CARTA DE CONDUÇÃO
- OBJETIVO
- FORMAÇÃO
- O FUTURO
- Olá
- CAM
- ADR base + cisterna
-
▼
novembro
(45)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário